3 passos para fazer um plano de carreira

Veja como focar o desenvolvimento profissional para atingir seus objetivos

Ter um plano de carreira é fundamental para planejar o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários para alcançar seu objetivo profissional. Como explica João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com tanta competição e tantas exigências do mercado de trabalho, esse planejamento se tornou fundamental. Quer saber como começar? Confira as dicas do especialista agora mesmo.

Como fazer um plano de carreira

  1. Estabeleça seus objetivos para saber onde quer chegar
  2. Desenhe um plano de ação com o que você precisa fazer para chegar até lá
  3. Tenha disciplina para executar todos os passos do seu plano

Como desenvolver cada etapa do seu plano de carreira

1. Estabelendo objetivos

Não é por acaso que este é o primeiro passo. Segundo Xavier, é imprescindível que você saiba onde quer chegar  para traçar um plano e alcançar seu objetivo. Quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso. “É essencial investir continuamente em autoconhecimento e aprendizado.”

2. Criando um plano de ação

Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência exigida para atingir seu objetivo”, explica o especialista.

A dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente mensuráveis. Durante o percurso, você deve verificar se o plano está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.

“Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.”

3. Buscando disciplina durante a execução

Para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo. “É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado”, diz Xavier. “Nessas horas você terá de encontrar a melhor forma de adaptar seu plano de carreira aos acontecimentos, às vezes improvisando, às vezes fazendo uma grande alteração no planejamento.”