ASSERTIVIDADE: Um comportamento imprescindível na busca de colocação profissional

É primordial entender que Assertividade é um comportamento, uma maneira de expor e defender um ponto de vista ou posição. Sendo diretivo, porém sem ser agressivo. Assim, a Assertividade configura-se em uma virtude de profissionais que demonstram inteligência emocional e colocam-se com segurança de forma objetiva e transparente.

Comportar-se de forma assertiva é importante, principalmente em um momento de insegurança no mercado, onde os processos de recolocação profissional tornaram-se mais complexos.

Desta forma, a demanda por assertividade é crescente. No momento de aplicar para novas posições, alinhadas a conhecimentos técnicos e expectativas de desenvolvimento profissional. E com maior ênfase, no contexto de entrevista. Assim, é importante ter em mente alguns aspectos: caso seja possível saber qual empresa está contratando, é relevante entender acerca da cultura desta empresa, valores, visão, entre outros pontos.

Esta primeira etapa feita, seguimos para compreensão do cargo, requisitos, atividades, conhecimentos técnicos exigidos e aspectos comportamentais que permeiam esta posição. Por exemplo: em um cargo de gestão, certamente, em uma entrevista por competências, serão abordadas habilidades de liderança; Então, o exercício de sentar, pensar a respeito, mapear os principais quesitos técnicos e comportamentais pertinentes ao cargo é imprescindível. Contraponto, estes aspectos as suas fortalezas.

A partir deste mapeamento, deve-se ter em mente exemplos situacionais de cada habilidade exigida, pois este exercício certamente lhe auxiliará em uma postura mais assertiva e segura no ambiente de entrevista. Ressalto, que este exercício não é feito com a devida atenção pelos candidatos, os profissionais demandam pouco tempo para uma preparação adequada e objetiva para processos seletivos.

Isso feito, no momento da entrevista, mantenha escuta atenta e ativa, ouça realmente o que o recrutador está solicitando: um exemplo técnico, um fluxo de atividade profissional ou ainda um exemplo situacional alinhado a uma habilidade comportamental. É importante manter-se atento, pensar claramente antes de agir e falar. Trazendo as informações em uma sequência lógica e objetiva. Lembre-se que os exemplo devem ser claros, focados e trazer: O que, Como, e Resultados obtidos.

Estruture frases de forma pragmática e direta. Fique atento a sua linguagem corporal, expressão facial, tom de voz, conteúdo da mensagem e sua relevância. Lembrando que a entrevista é ambiente formal de avaliação. O comportamento assertivo traz vantagens, não só em entrevista, mais no contexto de vida profissional e até mesmo pessoal. Pense sobre isso!!! Pois a assertividade configura-se como um comportamento que pode ser desenvolvido e exercitado.

Espero que o tema seja pertinente e lhe auxilie em seu desenvolvimento!
Abraços e até a próxima!

Caroline Rezende
Coordenadora de Recrutamento e Seleção na A priori RH