Como se mostrar entusiasmado em uma entrevista de emprego

Em processos seletivos concorridos, uma boa experiência profissional costuma chamar atenção dos recrutadores. Mas muitas vezes para conseguir a vaga é necessário mais do que isso: é preciso demonstrar paixão e entusiasmo por sua profissão. Em artigo escrito para a Harvard Business Review, a coach Sabina Nawaz defende que é possível, mesmo para os candidatos mais quietos, mostrar entusiasmo e comprometimento.

O primeiro passo para isso, segundo ela, começa com o currículo. É necessário mostrar por que você escolheu determinada profissão, em vez de apenas listar o que fez ao longo de sua carreira. Segundo Sabina, é importante contar quais foram suas motivações por trás da escolha. A coach dá um exemplo de como fazer isso bem. Um candidato a uma vaga de programação contou que seus pais fizeram diversos sacrifícios para comprar o material escolar quando ele estava na escola. Esse custo, argumentou o profissional, poderia ter sido menor com o uso da tecnologia, já que ela democratiza o acesso à educação. Sua motivação para se tornar programador, portanto, foi pessoal, fato que acabou alimentando sua paixão pela área.

Ainda é aconselhável não apenas contar os resultados que você alcançou, mas narrar episódios de quando você fez algo que não era esperado e foi além das expectativas. O mesmo candidato a uma vaga de programação contou que se escondia embaixo da mesa para conseguir usar o computador depois do horário de funcionamento do laboratório de informática da universidade. O esforço valeu a pena, porque o código que ele criou foi usado pelo sistema da universidade para tornar a administração do laboratório mais eficiente.

Também vale a pena discutir com o recrutador os seus hobbies. Normalmente quando você é apaixonado por alguma atividade, ela acaba fazendo parte de outras áreas de sua vida. Por exemplo, na entrevista, o candidato citado por Sabina mostrou vídeos de programas e robôs que fez no seu horário livre.

Por último, a coach afirma que muitas vezes o entusiasmo pela profissão leva os profissionais a trabalharem voluntariamente. Isso deve ser mencionado durante a entrevista. O candidato à vaga de programação, por exemplo, contou que criou um programa para organizar o sistema de entrega de comida em um abrigo para moradores de rua.

 

Fonte:  https://epocanegocios.globo.com