Gestão do tempo: o que é, quais as vantagens e como colocar em prática

Gerir o tempo no trabalho pode ser uma tarefa difícil, principalmente para o profissional de RH. Normalmente o dia a dia do setor demanda diversas atividades. Por isso, é necessário que você se organize para conseguir elaborar todas as tarefas com um bom desempenho.

Para isso, é fundamental fazer uma boa gestão do tempo! Assim, você vai conseguir planejar melhor o seu dia a dia tanto no ambiente de trabalho, como na vida pessoal.

O que é a gestão do tempo?
A gestão do tempo é uma prática que ajuda as pessoas a organizarem suas atividades. Assim, é possível desenvolver o trabalho com maior dedicação, alcançar melhores resultados e até mesmo precisar de um período de tempo menor do que o comum.

Essa é uma maneira de você conseguir planejar e melhorar sua qualidade de vida no trabalho. Por isso, é importante que, como profissional de RH, além de implementar a gestão na sua vida, você ajude os colaboradores da sua empresa a também aplicar essa prática.

Quais são as vantagens da gestão do tempo?
Gerir o seu tempo de forma correta com certeza irá resultar em muitos benefícios para a sua vida profissional. Quando você organiza suas atividades, estabelece metas e prioridades, tudo tende a funcionar de maneira mais simples.

Você conseguirá:
– fazer as entregas no prazo certo;
– aumentar sua produtividade;
– finalizar projetos que normalmente ficam incompletos;
– organizar o setor e as suas atividades;
– otimizar o seu tempo.

Além disso, você também gera benefícios para a sua vida pessoal, evitando problemas como:
– estresse;
– irritabilidade;
– frustração por não terminar demandas;
– problemas de saúde.

Como colocar a gestão do tempo em prática?
Agora que você entendeu o que é a gestão do tempo e quais são as suas vantagens para o seu dia a dia, vamos te mostrar como colocá-la em prática. Gerir o tempo não é tão difícil quanto parece, você só precisa ter disciplina e se organizar para conseguir encaixar todas as suas atividades. Veja agora algumas dicas para fazer isso:

Estabeleça prioridades
Se você tem muitas tarefas para fazer, é necessário determinar qual deve ser feita primeiro e qual pode ser adiada. Uma maneira fácil de fazer isso é classificando as atividades em três categorias: alta, média e baixa prioridade.

– Alta prioridade: aqui devem entrar as atividades que não podem ser adiadas de maneira nenhuma, que precisam ser feitas o mais rápido possível.
– Média prioridade: essas tarefas são as que podem esperar um tempo menor para serem feitas e não comprometem a execução das atividades de alta prioridade.
– Baixa prioridade: as atividades de baixa prioridade não têm urgência para serem executadas, podendo ser deixadas para outro momento.

Quando as prioridades das atividades são estabelecidas, você não ficará mais perdido nas demandas, conseguindo executar uma de cada vez da melhor forma possível.

Planeje as atividades do setor
Planejar todas as atividades que você precisa executar no RH é muito importante para a gestão de tempo. Dessa maneira, você conseguirá enxergar de forma clara tudo que tem para ser feito no setor, delegar tarefas e até entender o que precisa ser desenvolvido com mais urgência.

Mas esse planejamento precisa ser feito de forma constante! Ao longo do tempo, as tarefas vão mudando, algumas saem do escopo, outras entram e a estruturação das atividades é alterada. Por isso, é importante que você defina uma periodicidade para que esse planejamento seja feito. E isso vai depender da empresa em que você está – não existe um tempo certo: pode ser 15 dias, 1 mês, 6 meses, você que irá decidir de acordo com as necessidades do departamento.

Além disso, com o planejamento pronto você consegue criar um cronograma das suas atividades, conseguindo se organizar e otimizar seu tempo.

Conte com a ajuda da tecnologia
Ter o auxílio da tecnologia para conseguir se organizar e otimizar seu tempo é uma ótima opção! Atualmente, existem diversas ferramentas que vão te ajudar a gerir o seu tempo de trabalho e planejar suas atividades, além de sistemas para automatizar os diversos processos de RH, como recrutamento e seleção, pesquisa de clima organizacional, avaliação de desempenho, controle de dados dos colaboradores, entre outros.

A gestão do tempo é uma prática extremamente válida para que você consiga melhorar sua performance profissional e, consequentemente, a do setor de recursos humanos. Com isso, você melhora os resultados do departamento e da empresa e mantém uma rotina de trabalho muito mais agradável.

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Fonte: https://www.rhportal.com.br