O futuro dos programas de COACHING PARA LIDERANÇA

Um Programa de coaching para liderança não será modismo como tantas modalidades de desenvolvimento humano e profissional que conhecemos, que vieram e se foram. Ele veio para ficar, mas sobreviverão os programas desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados e competentes na sua execução.

Numa primeira etapa o programa deverá ter como objetivo diagnosticar por meio da personalidade as potencialidades e características diversas do profissional, identificando suas competências e motivadores, bem como pontos a desenvolver.

Será fundamental para a identificação do perfil que seja utilizada uma ferramenta mundial, validada nas grandes corporações inclusive em programas de MBA. O instrumento deverá identificar competências pessoais e profissionais requisitadas pelo ambiente corporativo. É preciso dar um caráter de cientificidade ao programa.

Todo o Programa de Coaching deverá ter como objetivo elevar a capacidade profissional e a habilidade humana visando obter o melhor aproveitamento de cada pessoa, de cada profissional, de cada gestor e de cada organização como um todo. O Programa deverá possibilitar que pessoas, profissionais e organizações busquem o seu nível máximo de excelência identificando pontos, que subsidiem a elaboração de um Plano de ação para o atingimento das competências necessárias e que seja devidamente acompanhado.

Será preciso que todo trabalho de coaching esteja direcionado com base na análise do perfil diagnosticado e do perfil esperado de forma a estimular o participante para ações de desenvolvimento pessoal e profissional buscando alinhar as necessidades, observando sempre as competências necessárias para que o sucesso profissional e organizacional possa ocorrer.

Outro aspecto de fundamental importância será o de conectar todo o programa de coaching aos ensinamentos da ciência da Administração estratégica, onde o Planejamento como uma das ferramentas para sua materialização determina o sucesso para a consecução e consistências das ações e resultados. É, portanto muito importante lembrar que um sonho, sem planejamento, sem estratégia, sem ações, sem metas, sem indicadores e sem a responsabilidade no fazer acontecer, e sem acompanhamento efetivo, NÃO PASSA DE UM SONHO. Entretanto um sonho com TODOS ESSES INGREDIENTES PODEM MUDAR QUALQUER REALIDADE.

Nesse mundo de mudanças constantes, onde a própria mudança mudou, ela está mais rápida do que nunca, não podemos esquecer que um trabalho competente de programa de coaching é fator decisivo para proporcionar benefícios tanto para os profissionais participantes quanto para as organizações e contribuir para uma sociedade mais humana e competitiva.

PAULO SCHUBERT é mestre em Administração de Empresas, Consultor Organizacional e Executive Coach da A Priori RH
Contato – (41) 99205-7015 | (41) 3014 6971
Email: pauloschubert@apriorirh.com.br