Profissionais com mais de 50 anos, inválidos ???

A impressão que o mercado de trabalho nos dá, é que após os 50 anos você se torna inválido. É como colocar uma placa em você dizendo “ tenho mais de 50 anos, me invalidei “. E para piorar, criam o estereótipo do profissional arcaico, cheio de vícios e pouco aberto a mudanças….em resumo descartável e na proximidade de “vestir o pijama”.

Essa visão míope deve ser aposentada e revista nas empresas, nas consultorias de RH e no mercado de trabalho. Se há algumas décadas atrás a expectativa de vida de um trabalhador brasileiro era lá pela casa dos 60 anos ao longo das últimas décadas temos uma expectativa de vida muito maior e com muito mais qualidade e vitalidade. De acordo com o IBGE a expectativa de vida ao nascer é de 80 anos para as mulheres e de 73 anos para homens.

Ou seja, hoje o brasileiro vive mais e melhor, e ao 50 anos está na “flor da idade” e não pode e nem deve ser visto pelo mercado de trabalho, como uma pessoa com ar de cansado e prestes a vestir o pijama. Os avanços tecnológicos e científicos trouxeram uma nova realidade para o brasileiro. Se na década de 60 a expectativa de vida média no Brasil ficava abaixo dos 60 anos, hoje ultrajante pensar nisso.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

De 1940 para os dias atuais, ganhamos na média mais 30 anos de vida !!! Ou seja o mercado e os RH’s ao descartarem brasileiros com mais de 50 anos, mostra claramente que ainda estão presos as estatísticas dos anos 60, 70 e 80.

Gente, é inegável que um idoso de 2019 não é um idoso de 1960 e idem com tem mais de 50. E é incomparável a vitalidade desses idosos na idade e jovens na alma, e exemplos temos milhares, eu conheço aposentados que iniciaram faculdade de Direito, Medicina, Engenharia ou que deram o pontapé inicial na carreira empreendedora.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Temos que parar de olhar pessoas de mais idade com pena, com dó e com adjetivos diminutivos ( tadinho, velhinho, cabelo branquinho ). Rever conceitos e pré-conceitos é vital, e você profissional de RH, ao ver uma vaga limitante, deve questionar e lutar para ela ser includente.

Falar em idade, estipular limites etários deveria ser proibido. Eu, estou muito próximo dos 50 e não me acho nem um pouco inapto para qualquer função. Na realidade eu, você ou qualquer outro profissional mais experiente estamos muito mais que aptos, pois temos mais vitalidade que muitos jovens, mais vivência, mais experiência de vida e também temos a mente aberta para novos desafios.

Há invalidez por idade, pode estar num jovem de 20 poucos anos que não se esforça em progredir, ou mesmo num “ancião” de 45 que já se acha derrotado por estar próximo do limite que a sociedade embutiu. A vitalidade está na mente, no pensamento aguçado e na vontade de apreender, se reerguer e começar de novo , com 30, 40, 50 ou 80 anos.

Eu quero e desejo chegar aos meus 50, 70 anos muito melhor do que estou agora !!!

Rosaldo Bonnet

 

Fonte: Linkedin