Empatia é a principal habilidade que você precisa para uma carreira de sucesso

Entre o final do século 20 e começo do século 21, as habilidades relacionadas a aspectos de personalidade começaram a ganhar cada vez mais importância no mercado de trabalho. Pessoas comunicativas, que sabem lidar com diversos tipos de profissionais, criativas e dedicadas a sempre realizar um bom trabalho são tão ou até mais valiosas comparadas com aquelas que tem apenas um nível de QI avançado e muito conhecimento técnico. Dentre estas habilidades interpessoais, a empatia tem um destaque importante.

Uma definição bastante comum e útil de empatia é a habilidade de nos colocarmos no lugar do outro e conseguirmos entender e compartilhar os mesmos sentimentos que ele tem. Por meio da empatia, conseguimos nos conectar como os outros para perceber como eles podem estar se sentindo sobre seu problema, situação ou circunstância.

Um profissional empático tem melhor discernimento para lidar com determinadas situações, como negociações, condução de reuniões e apresentações e para os gestores, como delegar responsabilidades e motivar os colaboradores considerando suas características, ideias e sentimentos. Acompanhe esse artigo e saiba como a empatia pode se tornar uma arma poderosa para o crescimento profissional.

Gerenciamento da força de trabalho
Conhecer profundamente os funcionários é essencial para desenvolver equipes mais eficientes e designar os profissionais para trabalhar com aquilo que têm maior aptidão, motivação e maturidade. A empatia contribui para o processo de avaliação dos colaboradores, ajuda a entender suas dificuldades e definir o melhor caminho para o crescimento profissional.

Treinamento eficaz
Para um professor, a empatia é uma das habilidades mais importantes, pois ajuda na aproximação com os alunos e até mesmo no seu aprendizado, permitindo a adequação de sua abordagem aos diferentes alunos. Dentro de uma empresa, não é diferente. O líder que tem empatia ensina seus funcionários com mais dedicação, ajudando em todo o processo, tirando dúvidas, dando dicas importantes e se fazendo presente para tudo o que sua equipe precisar.

Equipes mais motivadas e eficientes
Para um líder, a empatia é essencial. Essa habilidade ajuda a lidar sabiamente com conflitos e a entender quais são as necessidades dos membros da equipe. Empatia também é importante para construir um laço de confiança com os funcionários, entregando feedbacks com frequência e permitindo que seus funcionários também o façam, sendo flexível e demonstrando que se importa com eles.

Negociações
O dom de se colocar no lugar do outro traz muitos benefícios nessas situações. A empatia permite entender quais são as principais motivações da outra parte – um cliente, por exemplo – e, com isso, saber com mais clareza o que a outra parte espera da negociação. Saber o que é mais importante para o cliente possibilita oferecer-lhe a solução adequada para ele. Isso faz com que você chegue a um final “ganha-ganha” na negociação.

Serviço ao cliente
Oferecer um serviço de qualidade é cada vez mais importante para melhorar a retenção de clientes e alcançar bons resultados. O serviço ao cliente é um dos principais diferenciais dentro de um mercado competitivo, por isso, garantir que seja plenamente satisfatório é imprescindível. Demonstrar empatia ao cliente faz com que ele reconheça o esforço e o comprometimento da sua empresa para solucionar problemas e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Conheça o relatório Hogan EQ (Inteligência Emocional) que mensura as seis competências emocionais, dentre elas a Empatia e saiba o quanto você consegue perceber as emoções e se colocar no lugar do outro.

Fonte: www.revistadorh.com.br