Por que business partner é essencial para uma empresa e para o RH?

O atual modelo de gestão de RH tem foco nos comportamentos, treinamentos, motivação e no capital intelectual das organizações, perdendo um pouco do foco nas necessidades reais dos empresários, que é a lucratividade. Para que o RH não se torne obsoleto, é preciso garantir um papel estratégico, que foca tanto nas pessoas quanto no bem financeiro da empresa. É necessário ter uma visão macro e realmente enxergar a empresa como se fosse nossa. Devemos pensar como empresários, questionando se realmente nosso trabalho está trazendo lucro e produtividade para a organização.

O RH pode aumentar os lucros da empresa de duas maneiras cruciais: aumentando a produtividade e diminuindo a rotatividade. Infelizmente, ainda em muitas empresas, os colaboradores e as lideranças não compreendem o que é ser estratégico de verdade. O setor se autodenomina estratégico, mas acaba pecando e aplica seus esforços somente nas atividades relacionadas as pessoas, esquecendo de atuar de maneira realmente estratégica. Quando isso acontece, o papel de um business partner pode ser muito vantajoso. O site época negócios trás a matéria: “A campanha pelo fim do RH”, em que o guru da gestão empresarial Ram Charam aborda que o RH clássico engessa a inovação e emperra os negócios com processos ineficientes. Ele aborda que seria mais viável a abordagem em duas vertentes. O profissional de negócios, que seria um administrador voltado para o negócio, que atuaria no lado de cargos e benefícios junto com financeiro.

E o profissional humanista, que agiria como um gestor de recursos humanos, que se preocuparia com liderança, trataria a organização com foco no desenvolvimento e nos subsistemas de RH, assim se reportando diretamente ao chefe-executivo (CEO). Ele destaca que esses dois profissionais, que são fundamentais, mas, na verdade, apenas um profissional já bastaria para assumir essas duas funções, que seria o Business Partner ou o consultor interno. Entenda mais sobre o modelo de atuação deste profissional: Atualmente, são dois os modelos mais comuns dentro das organizações, o generalista e o especialista. O generalista é aquele profissional que tem uma atuação mais ampla, que pode ou já atuou em diversas áreas de uma organização sem perder a eficiência de suas habilidades, conhecendo assim as especificações da empresa como um todo. O especialista é aquele mais voltado para uma determinada área de atuação, não que ele seja incapaz de atuar em outras, ele apenas é especializado em um determinado segmento de atuação se tornando um expert. Geralmente esse profissional já é um generalista que optou por se especializar em apenas um subsistema ou área.

A escolha entre eles vai depender do que a sua empresa está buscando ao contratar este profissional, então isso pode variar bastante. Algumas empresas que investem em profissionais generalistas e utilizam o job rotation para obter/contratar um.

Job Ration
O Job Rotation é a rotação de função, ou seja, ao admitir um profissional, ele irá atuar em várias ou todas as áreas da organização por um determinado período de tempo e no final deste processo ele é alocado na que se sobressaiu. Este tipo de processo é muito utilizado nos programas de trainee e contribui para formação geral de um profissional, de forma que ele consegue descobrir de uma forma muito menos sofrida, qual é a área em que ele mais se identifica.

Porque o setor de RH deve assumir o papel de Business Partner?
O Business Partner se torna ideal para as organizações de hoje, estando no equilíbrio do generalista e do especialista. Temos que ter sim o foco nas pessoas e nos seus comportamentos, mas sem esquecer os processos, não deixando de ter visão dos negócios. Treinamos e desenvolvemos, no entanto, não deixamos de admitir e demitir, nem muito menos deixamos de possuir os conhecimentos jurídicos e transações financeiras.

O profissional de Recursos Humanos tem que ser um Parceiro de Negócio
Ele tem que questionar e criticar todas as ações da empresa, e apenas possuir a formação de gestor de recursos humanos não o torna realmente estratégico, é preciso que ele entenda de negócios para realmente poder ter uma influência na empresa, mostrar que o RH não é subjetivo e comprovar suas opiniões com dados! Estamos em um momento em que o RH precisa se reinventar. O profissional de recursos humanos deve dominar todas as áreas da empresa para se tornar, de uma vez por todas, um setor crucial para garantir o desenvolvimento e o progresso de um negócio.
O modelo de apenas desenvolver, treinar, capacitar e recrutar já não se sustenta mais sozinho. Temos que buscar a inovação constantemente, ser estratégico e ter visão de negócio.

A necessidade de se tornar um Business Partner
Daí surge à necessidade de se tornar um Business Partner: alguns empresários não conseguem enxergar o papel do RH como um setor que traz lucro. Não temos que trocar um profissional pelo outro, pelo contrário! O profissional de RH deve se atualizar para ser um profissional estratégico e finalmente, atuar de forma mais assertiva. É importante saber que qualquer profissional de RH pode ser um Business Partner. “Na contratação de novos colaboradores, não compramos conhecimento. Administramos pessoas e alugamos suas habilidades”. Edson Lage.

Fonte: www.rhportal.com.br