Como evitar que o estresse te leve a decisões erradas

Em momentos difíceis, a tomada de decisões não é uma tarefa fácil, pois requer medidas inteligentes em curto período e sob pressão. Essa pressão gera estresse e esse estresse leva, muitas vezes, um líder a tomar decisões erradas e deixar a situação ainda mais difícil. Veja, a seguir, algumas das situações que mais geram estresse e saiba o que fazer para lidar bem com cada uma:

Delegar tarefas importantes
A maioria dos líderes tem imensa dificuldade para delegar suas tarefas, mesmo quando não há mais alternativas, pois eles são obcecados por entregar o trabalho do seu jeito e já esperam pela falha dos funcionários, o que acabaria manchando sua imagem. Quando a demanda de trabalho está grande e você não tem condições de cuidar de todas as suas tarefas, chega o momento de delegar, mas o que realmente acontece é um “delargação” em relação àquela tarefa, deixando o funcionário com uma nova responsabilidade e sem muitas instruções do que ele deve fazer.

É por isso que a maioria dos processos de delegação de tarefas dá errado. Não existe um preparo antes de passar responsabilidades aos funcionários. O principal motivo para isso é que, quase sempre, isso acontece em períodos perturbados e o líder não tem muito tempo disponível para instruir seu funcionário. Porém, para que você não tenha dores de cabeça futuras por conta de tarefas que seu funcionário não consegue executar corretamente, é importante ter uma conversa clara e objetiva sobre expectativas e ter certeza de que esse profissional está pronto para assumir aquela responsabilidade.

Dar más notícias
Todos sabem que dentro das organizações nem tudo são flores. Quando algo ruim precisa ser comunicado, cabe ao líder informar sua equipe, e essa é uma das tarefas que mais geram estresse. Existem aqueles que são cheios de rodeios, que falam e falam, mas não chegam a ponto nenhum e só deixam os membros da equipe confusos. Há outros que acreditam que falar de uma vez, sem rodeios, como ‘puxar o esparadrapo de uma só vez’, seja melhor. Porém, ambas as abordagens não são positivas.

Dar más notícias nunca será fácil, por isso é preciso encontrar um equilíbrio entre franqueza e diplomacia. Pense em como essas notícias vão impactar os colaboradores, o que vão significar para cada um deles. Para isso, é importante se preparar, não só para o momento de anunciar, mas, também, para a reação de todos após ouvir. Essa tarefa pode se tornar mais fácil se você conhecer os membros da sua equipe e demonstrar que se importa, dando apoio e se mostrando disposto a ajudar.

Encarar decisões de alto risco
Talvez essa seja a tarefa mais difícil de ser realizada sem acumular um alto nível de estresse. De fato, tomar decisões de alto risco exige muito de um líder e não há um segredo que faça tudo parecer mais fácil. O que precisa ser feito é manter os pés no chão, não se deixar levar pelas emoções e ser dominado pela pressão, e fazer a escolha a certa. Analise todos os dados disponíveis, fale com superiores e pessoas que já tenham passado por situações parecidas e confie na sua intuição.

Resolver um problema impossível
Inúmeras tentativas para solucionar um problema deixam qualquer líder estressado, isso é praticamente inevitável. Porém, se você quiser encontrar uma resposta para essa equação, deve se concentrar, colocar a cabeça no lugar e pensar com calma. Problemas muito complexos, muitas vezes, necessitam de mais mentes pensando juntas a fim de encontrar uma solução que realmente funcione. Esse é o momento de unir seu time e fazer com que todos trabalhem em equipe, ouça as ideias de cada um, faça avaliações das tentativas passadas e identifique os pontos que não estão funcionando. Colocar todo o time trabalhando em conjunto ajuda a melhorar o entrosamento dos funcionários e incentiva o engajamento. No final, todos terão colaborado para resolver o problema e ainda estarão mais engajados por se sentirem incluídos e importantes para a empresa.

O estresse está se tornando uma epidemia e isso tem prejudicado o desenvolvimento dos profissionais e o crescimento das empresas.

Fonte: http://www.revistadorh.com.br